quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A quase invisibilidade do professor




Por trás do trabalho de cada professor, em qualquer sala de aula do mundo estão séculos de reflexão sobre o oficio de educar.
Desde a antiguidade homens e mulheres investiram no esforço de pensar a educação e porque educar foi um dos meios pelos quais os grupos humanos asseguraram sua sobrevivência.
A educação antes era difusa e exercida por todos, com o passar do tempo os professores passaram em se concentrar em lugares específicos, as escolas.
Muitos pensadores como Aristóteles, Platão e Sócrates não tiveram suas idéias valorizadas enquanto vivos. Hoje e que são valorizados como os grandes pensadores da corrente filosófica da educação.
Falando em profissão vemos que médicos, advogados, por mas que não possuam o doutorado são chamados de Doutor e mais valorizados como seres humanos, profissionais (ate na remuneração).
A maioria dos professores são responsáveis pela chegada de qualquer ser humano ao topo profissional, mas são esquecidos pela sociedade, vemos assim que o professor exerce com dificuldade o seu grande papel na sociedade (pouco prestigio, respeito, pouco remunerado), o que torna um profissional quase invisível.

O professor tem tamanha importância que ele desperta entusiasmo em seus alunos, sem nenhuma soma de métodos sistematizados, por mas correto que sejam.

O professor tem flexibilidade para levar uma turma de 40 ou mais alunos a se tornarem verdadeiros cidadãos, mais não descobriu ainda (muitos deles a mágica da sua valorização).
Uma criança não e uma criança para ser pequena, mas para tornar-se adulta.
A democracia e preparada na escola e isso e um trabalho do professor.
O professor tem também que lidar com questões como a desmotivacao dos alunos, causando também a sua própria. Lida com o fato de que cada aluno aprende de maneira diferente e tem ainda a globalização.Com isso vemos que o mundo esta cada vez menor para o professor.Com a tecnologia o professor presencial (face a face) esta sendo substituído pelo ensino a distancia (on-line).
Não negamos a importância do ensino a distancia (on-line), pois vivemos em um mundo globalizado, mas os profissionais da educação não podem deixar de existir, pois para a formação do ser humano e necessário afetividade, contato físico e explicações reais. Hoje o capitalismo torna o ser humano individualista, sendo assim o professor presencial se faz necessário, forte para o desenvolvimento dos cidadãos.

Por mais interativos que sejam os meios, dificilmente substituíram a situação da aprendizagem escolar face a face.

Nenhum comentário:

Postar um comentário